top of page

   Manuteção

        Manutenção de Frei

​  Assim como qualquer sistema automotivo o sistema de freio requer manutenção preventiva, principalmente por se tratar de um sistema de segurança para os ocupantes do automóvel.

​Por se tratar de um sistema que tem por funcionalidade a ação do atrito, na redução de velocidade das rodas e conseqüentemente do veículo, naturalmente que o desgaste das peças é uma conseqüência inevitável. A temperatura neste sistema é um agravante sendo principal fator de destaque no desgaste e fadiga dos componentes do sistema de freio automotivo.

 O fluido de freio tem validade e deve ser substituído no prazo ou quilometragem estipulado pelo fabricante através do processo de sangria do fluido velho. Uma inspeção no reservatório deve ser feito a cada revisão, a procura de trincas e vazamentos do fluido de freio.
 O cilindro mestre deve ser inspecionado junto ao servo freio vendo se os mesmos não apresentam vazamentos e perda de ação. Geralmente quando estes componentes estão com defeitos o pedal chega ir até o fundo seguido da sensação de não estar freando.

 As tubulações e flexíveis também precisam ser observadas, se não estão com vazamentos, os flexíveis que trabalham muito, por estarem perto das rodas devem ter uma atenção maior na hora da inspeção.

 As pinças de freio também devem ser inspecionadas a cada revisão, verificando todos os componentes como retentores e coifas, seu estado de lubrificação também deve ser visto e se necessário efetuar uma limpeza nas sedes da pastilha e uma lubrificação nos pinos guias do cavalete flutuante a fim de evitar o engripamento.
 No tambor de freio também deve se efetuar a verificação da manutenção preventiva e corrigir possíveis falhas de lubrificação ou vazamentos do cilindro de roda seguido de uma boa limpeza do sistema.

 As pastilhas de freio assim como as lonas traseiras também devem ser substituídas caso haja uma espessura, na área de contato, inferior a per

 O ideal é seguir as recomendações dos fabricantes que estabelecem um rigoroso plano de manutenção preventiva para o sistema de freio do veículo.

        Revisão de Suspensão 

 

  A suspensão é um conjunto de peças com a função de  propiciar estabilidade, dirigibilidade, conforto e segurança para o veículo. Seus principais itens são:  Molas, Amortecedores, Barras Estabilizadora, Pivôs, Terminais, Juntas Homocinéticas e Bandejas .

  * Molas  são o principal elemento elástico da suspensão. Elas absorvem as irregularidades do terreno, controlam altura do veículo e atuam sobre o alinhamento e equilíbrio da suspensão.  

  *  Amortecedores controlam as Molas, mantendo o veículo em contato com o solo. Tem a função de auxiliar as Molas, limitando suas oscilações, reduzindo e impedindo as trepidações do veículo.

​  *  Barra estabilizadora mantém a estabilidade do veículo nas curvas.

  *  Bandeja une a roda ao chassi por meio de buchas e pivôs, determina o alinhamento de rodas, além disso, contribui para manter o carro estável

 

.Quando devemos fazer a revisão?

  * Preventivamente a cada 10.000 km;

  * Sempre que perceber desgastes irregulares dos pneus;
  * Quando sentir desconforto ao dirigir;
  * Quando o veículo apresentar falta de estabilidade em retas ou curvas;
  * Quando ouvir barulhos ou pancadas secas ao choque contra obstáculos,
  * saliências ou depressões do pavimento;
  * Após fortes impactos ou choques contra obstáculos ou buracos.
 

   Folgas e desgastes nos componentes da suspensão podem causar muitos problemas:

  * Desconforto ao dirigir
  * Perda de estabilidade
  * Redução da vida útil dos pneus
  * Quebras de peças
  * Barulho

       Serviços gerais

 

Troca de óleo e Filtro de óleo 

Troca de cabo de vela e velas

Troca de bomba d'água 

Troca de correia dentada

Troca de embreagem e atuadores

Troca de cilindro mestre e hidrovacuo

Troca de sensores de rotação e de detonação 

Entre outro Serviços.



​

bottom of page